Quinta-feira, 23 de Julho de 2009

 

"Vanessa faz sua limpeza com o aspirador de pó, ela também lava as louças sujas, joga água nas plantas e odeia cada minuto disso, porém, desde que a atriz de 20 anos se mudou há alguns meses para uma casa própria, ela tem que realizar estas tarefas: "Eu sinto que é preciso para eu ganhar o direito de ter uma casa. É muito legal ser mimada, mas quero ser capaz de saber que consigo fazer tudo isso".

É um raro ponto vista de qualquer jovem de 20 anos, e muito menos vindo de uma das estrelas de High School Musical, um filme televisivo produzido pela Disney, que deu origem à duas sequências e visto por mais de 255 milhões de pessoas no mundo todo. Mas então, Hudgens parece ser uma jovem atriz, amigável, autoconfiante, correta e completamente despretenciosa. Estamos no lugar em que ela mesmo escolheu para a entrevista, sentados em uma mesa ao ar livre em Los Angeles: "É bom, me sinto relaxada".

O que significa que seja um lugar bem tranquilo, onde é provável que ninguém atrapalhe.

Notoriedade foi a última coisa que Vanessa estava procurando quando seguiu seu coração e escolheu ser atriz, porém, ela acabou ganhando um pouco: Em 2007, uma foto nua dela, aparentemente tirada por um ex-namorado apareceu na internet. A atriz se desculpou dignamente e disse que teria aprendido a lição, além disso, sua família e a equipe da Disney a apoiaram e todos esses acontecimentos foram deixados para trás.

O que é bem mais difícil de ser posto de lado é a fixação que as pessoas tem sobre seu romance com a co-estrela de High School Musical, igualmente jovens e igualmente ultra-fofo, Zac Efron. Na ausência de informações reais, tanto Hudgens quanto Efron se recusam firmemente a discutir sua relação de acordo com os rumores que aparecem pela internet ou escândalos que estampam revistas e jornais.

"É por isso que sou completamente reservada" diz Hudgens "Eu realmente tento ver tudo que eu digo, porque apenas um erro é motivo para parecer que o mundo está chegando ao fim, é bem dificil. Sempre tenho uma parede de proteção levantada, assim consigo me sentir segura".

Como ela consegue manter sua vida tranquila?

"Eu honestamente tento não prestar atenção" diz Hudgens "Eu tento viver minha vida, fazer tudo o que quero e deixo tudo acontecer. Tento não ler os blogs nem o que as pessoas dizem sobre mim, porque é isso que leva todos pra baixo, não importa o que você fizer, sempre terão haters".

"Mantenho minha cabeça baixa, geralmente uso capuz, tenho muito cabelo e os jogo no meu rosto, assim ninguém pode me ver. Mas quando eu quero fazer algo, eu vou e faço e se as pessoas, em especial os fãs, me reconhecem é ótimo. Eles são a razão pela qual High School Musical é o que é, eles são a razão pela qual estou aqui e sou muito grata."

Seu novo filme, Bandslam, que chega aos cinemas no dia 14 de Agosto, é uma espécie de High School Musical com rock e não com números musicais. Hudgens interpreta uma personagem bem diferente de HSM: Desta vez ela é uma garota com um temperamento totalmente oposto ao de Gabriella, cujo nariz está sempre em algum livro. O papel é um bom avanço para Vanessa mas nada que mude sua base de fãs, composta por crianças e adolescentes.

Sair de casa foi algo modestamente similar: A nova casa de Hudgens fica à 10 minutos da casa dos pais. "Eles me ajudaram a mudar" diz ela "Eles me ajudaram a arrumar a casa, eles sabem que estou crescendo e se orgulham por eu ter uma casa própria. Quero dizer, sei que eles estão tristes, estou muito perto da minha família e falo com minha mãe quase todos os dias".

Os Hudgens sempre foram muito ligados e trabalhadores. Enquanto Vanessa crescia, seu pai, Greg, era bombeiro; sua mãe, Gina, passou por uma série de empregos em escritórios.

"Eu a fiz ser demitida uma vez" disparou Hudgens com uma risada "Eu ligava muito para o trabalho dela porque eu sentia muito a sua falta. Naquela época eu era muito tímida, não saia do lado dela de maneira alguma, eu ligava tanto para ela que chegou ao ponto dela ser demitida. Foi horrível".

A timidez de Hudgens durou por um bom tempo. "Quando eu era mais jovem, não falava com ninguém que eu não conhecesse." ela diz "Eu me escondia atrás da minha mãe quando ela ia me apresentar à alguém". Porém, foi no ensino médio que tudo acabou "Comecei a me vestir na moda, o que tende tornar você uma pessoa mais popular" diz Hudgens, para ela a escola parecia ser como distração: "Quando eu estava no palco, sentia como se eu estivesse atrás de outra pessoa, adorava isso".

Não é de se surpreender, Vanessa sempre gostou de musicais: "Meus pais tinham Grease, eu assisti e me apaixonei pelo filme. Foi interessante ver pessoas que dançando, cantando e ao mesmo tempo contando histórias, foi emocionante e diferente. West Side Story é um dos meus favoritos".

O primeiro papel teatral de Vanessa na escola, foi quando ela ganhou o papel de Maria no musical de Natal. Aos 7, no teatro comunitário "Aonde você deveria pagar para estar no espetáculo" ela diz sorrindo. "Fiz durante dois anos e depois saí". Após o teatro: "Comecei fazendo audições para comerciais e programas de televisão".

E foi contratada. Trabalhando constantemente desde os 15 anos, ela recebeu o resto de sua educação em casa, com professores. Ironicamente, a garota que fez High School Musical nunca foi ao colégio sozinha, porém, ela nunca se arrependeu por isso.

O filme "foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo" diz Hudgens "Fiz amigos para a vida toda, tive o momento mais incrível da minha vida".

Agora ela está sozinha, cuidando de si mesma, aos 20. Como é que os pais se sentem com isso? "Claro que de uma certa maneira eles estão preocupados" diz Hudgens "Mas eles estão muito orgulhosos de mim". E como ela sente? "É estranho viver por conta própria" admite Vanessa.

"Eu pensei que seria daquelas que quando ouvissem um barulho fossem correndo se esconder debaixo da cama, mas me apaixonei pela minha casa, me sinto segura quando estou lá. Creio que nunca me assustei sozinha em minha casa, então eu durmo com o barulho da televisão para não ouvir todos os barulhos da noite"."